quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PRETA VELHA VÓ MARIA REDONDA









VÓ MARIA REDONDA

   Principio de 1750, mais um Navio Negreiro aporta no Cais do Valongo, hoje Porto da Imperatriz no Rio de Janeiro.
   Entre os escravos que ali começavam seus martírios descia Amori uma menina de sete anos agarrada a seu irmão Bukola de dez anos, uma mistura de medo do desconhecido e de se perder do irmão a deixava em pânico, mas nada poderia evitar o que estava para acontecer.
   Depois de lavados foram levados a uma Praça Pública e como num leilão foram vendidos, Amori foi vendida para a Fazenda Santa Fé de propriedade do Senhor Jerônimo e sua esposa Zélia.
   Bukola foi vendido para a Fazenda Boa União, Amori e Bukola choravam desesperados mas nada puderam fazer, foram arrastados cada um para sua sina.
   Amori e mais quatro Negros foram comprados naquele dia, Senhor Jerônimo gostava de levar escravas jovens, pois eram mais férteis com mais tempo de reprodução.
   Chegando a Fazenda Santa Fé antes mesmo de irem para a Senzala foram alimentados e batizados com nomes Católicos, Amori passou a ser Maria.
   As negras tinham um acordo com seus Orixás elas pediam proteção aos seus filhos que foram tirados de seus braços, em contra partida as crianças que ali chegavam todas as negras as tratavam como se suas mães fossem.
   Assim Maria cresceu trabalhando na Casa Grande ou na colheita da Cana.
Na Casa Grande, entre todas as iguarias, adorou os doces, o que com o tempo a fez adquirir diabetes e colheu o efeito da doença na velhice.
   Aos treze anos ficou grávida e pouco depois deu a luz a forte menino mulato, mas nunca souberam quem era o pai, pois Maria nunca revelou. Houve boato que o Senhor, dono das terras sempre era o primeiro de todas as jovens escravas, talvez esse fosse o motivo de ninguém saber quem era o verdadeiro pai.
   Maria agora vivia feliz, tinha um motivo na sua vida para continuar a lutar, cuidava com muito amor de Agostinho, o menino era muito esperto e se desenvolvia com muita rapidez, Maria agora já cuidava da cozinha, sua habilidade na Gastronomia era fora do normal, uma verdadeira cozinheira.
   Um dia após o almoço foi chamada lá fora por Eugênia uma jovem negra de aproximadamente vinte anos, em seu rosto  o desespero era aparente, e Maria perguntou o que houve, Eugênia lhe contou que Agostinho e mais três escravos tinham sido vendidos para a Fazenda Águas Limpas.
   Maria saiu correndo mas só pode ver a carroça sumir numa curva da montanha, desesperada procurou o patrão, que nem quis recebê-la.
   Desnorteada voltou para a Senzala e de lá não saiu por dois dias, no terceiro dia foi tirada a mando do patrão e chicoteada, para servir de exemplo aos demais.
   Depois disso nunca mais trabalhou na cozinha, pois  os patrões tinham medo dela envenenar a comida, foi trabalhar no estoque dos grãos, por que devido aseu peso não  aguentava a lida no campo.
   Aos 22 anos engravidou novamente e dessa vez teve uma menina mulata, a qual deu o nome de Luzia. Através de mironga tirou sua fertilidade com medo de sofrer novamente, o que a engordou mais ainda.
   Nunca teve um namorado, não queria se apegar a ninguém tinha medo da separação.
   Cuidou de Luzia até os sete anos, quando foi vendida para a Fazenda Pocinho.
   Já bem gorda e com começo de trombose em suas pernas, Maria não dava conta dos afazeres, mesmo não sendo muito velha lhe foi autorizado por dona Zélia a construção de uma choupana para ela poder viver sem ter que voltar a senzala, negras mirongueiras a ajudavam ensinando chás e infusões para a melhoria das suas pernas.
   Durante o dia ajudava como podia do estoque dos grãos e a tarde era vista sentada do lado de fora da choupana num toco rodeada das crianças.
   E assim ficou conhecida como Vó Maria Redonda, pouco antes do seu desenlace foi visitada por Bukola em sonho, ele estava todo de branco com um sorriso largo dizia a irmã, "venha minha irmã nossa missão acabou'.
   Dias depois a porta da choupana não se abriu, quando a encontraram estava morta com um sorriso no rosto.
   Hoje trabalha na Umbanda na Linha das Almas sob a Benção de Mamãe Nanã, auxiliando os que necessitam do seu Amor....

SALVE A UMBANDA
ADOREI AS ALMAS...

43 comentários:

  1. Linda história, chorei ao terminar de ler. Adorei as almas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aline Bonadio....São pessoas como vc que nos dá força para continuar a por no papel o que eles nos passam...

      Excluir
  2. Amei a história pois trabalho com essa amada vovó e não sabia nada dela . Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Amei a história pois trabalho com essa amada vovó e não sabia nada dela . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato minha irmã...são palavras como a sua que me faz continuar a escrever...bjs...

      Excluir
  4. Linda a história dela...Salve Vovó Maria Redonda

    ResponderExcluir
  5. obrigado pelos conhecimentos disseminados aqui! A Umbanda e a espiritualidade agradecem. Trabalho com essa maravilhosa entidade, e já procurei bastantes histórias sobre ela, e só tinha encontrado uma, e nessa a mesma, não tinha dado a luz a nenhuma criança, porém, cuidava de todas as crianças dos outros escravos enquanto os mesmos estavam na lida... muito obrigado, um bom dia, e axé pra todos

    ResponderExcluir
  6. Linda história, trabalho com Maria Redonda, e queria saber de sua história. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Linda história, trabalho com Maria Redonda, e queria saber de sua história. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. essa historia e diferente... A nega Maria Redonda que vem em mim nunca contou essa historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha trás alguns elementos parecidos com essa história, mas são histórias diferentes, mas como são espíritos diferentes, tiveram uma vida diferente da outra

      Excluir
  9. Bom dia Cila zago ...Vc como Umbandista deve saber que quando falamos Maria Redonda, Zé Pilintra, Exu Caveira referimos a uma falange é não a uma pessoa....numa Gira vc terá várias pessoas incorporadas a mesma entidade porém cada entidades é um ser diferente..exemplo quando eu ou vc morrer se tivermos o prazer de ser chamamos para trabalhar numa falange levaremos o nome dessa falange, porém com coroa diferente e experiências na terra diferente...Assim como chamamos a Guarda Civil "uma entidade" mas dentro dela temos Antonio, Pedro, João..mas todos guardas civis entendeu...por isso se vc for atendida por uma entidade em São Paulo e uma em outro lugar com o mesmo nome são pessoas diferentes...Axê

    ResponderExcluir
  10. Não sou umbandista, na verdade nem tenho religião. Mas sinto uma paz tão grande ao ouvir, ler ou pensar em Vovó Maria Redonda.

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre vou aos pés da Vovó Maria Redonda e esta semana ela pediu para que eu procurasse sobre a historia dela pra conhecer mais e obrigado estou com os olhos marejados e o coração cheio de felicidade por ler uma história tão bela. Adeus Vovó de fé quando eu precisar eu chamo... Axé

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre vou aos pés da Vovó Maria Redonda e esta semana ela pediu para que eu procurasse sobre a historia dela pra conhecer mais e obrigado estou com os olhos marejados e o coração cheio de felicidade por ler uma história tão bela. Adeus Vovó de fé quando eu precisar eu chamo... Axé

    ResponderExcluir
  13. Linda historia comovente e linda adorei as almas!!!♥♡

    ResponderExcluir
  14. Salve minha Vó Maria Redonda!
    Que Oxalá a abençoe sempre.
    Sua Benção Vovó.

    ResponderExcluir
  15. Num outro blog,li que a vovó Maria Redonda,era magra e alta e essa alcunha,veio das historiaa que contava para as crianças que cuidava.Lá conta tbm,que viveu e akcançou o fim da escravatrura.Existem varias entidades com o mesmo nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Vó Maria é uma falange onde todos as almas que trabalham nessa falange usam o mesmo nome mas cada uma tem a suas historia, assim como temos os Guardas Civis ou Policias Militares e assim por diante dentro de cada uma tem suas individualidades...

      Excluir
  16. Boa tarde Garcia.. Gosto muito da Vovó Maria Redonda. Já conhecia outra história. Então , procurando conhecer os pontos riscados dos pretos velhos, nunca vi um ponto da vovó Maria Redonda.vejo mais da Vovo Maria Conga, Quitéria, entre outros. Por quê. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trabalho com a Vó Maria redonda, e ela risca o ponto dela, mas como cada entidade é um espírito diferente, cada um pode trazer forças diferentes em seus pontos e até dependendo da energia da gira eles podem mudar alguns elementos

      Excluir
  17. Linda história, eu recebo ela na umbanda. E fico feliz por receber essa intindade muito querida... estou emocionada. Axé minha vovó querida,Maria Redonda.

    ResponderExcluir
  18. Adorei essa história.
    Será q alguém poderia me informar,quem era a preta velha ,q trabalhava na cozinha acorrentada,e morreu sentada em uma cadeira vendo suas panelas no fogão.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a estoria trabalho c
    ela e so tenho a agradece-la por tudo e pedir muita luz pra ela

    ResponderExcluir
  20. Alguém sabe me dizer qual é o orixá da vovó maria redonda ? Essa preta velha maravilhosa 😍

    ResponderExcluir
  21. Eu não a conhecia, mas hoje falou através de uma amiga, muitas revelações para eu terminar minha jornada nessa encarnação. Estou muito feliz por tudo que ouvi. Obrigado e que o CRIADOR sempre a abençoe para continuar a ajudar as pessoas neste vasto mundo. VANDERLEI

    ResponderExcluir
  22. Alguém já viu o ponto riscado de vovó Maria redonda?

    ResponderExcluir
  23. Queria ver o ponto riscado dessa vovó Maria redonda pós era a vovó que minha vó carnal trabalhava alguém sabe manda pro meu ZAP 992535524

    ResponderExcluir
  24. Que coisa mais linda poder ler a história daquela que me acompanha, me balança e me acalma..ADOREI AS ALMAS!

    ResponderExcluir
  25. existe sim, VOVO MARIA REDONDA, só colocar no google que tem. Vovó Maria Redonda
    Umbanda

    Compartilhar no Facebook
    Compartilhar no Twitter
    exibições
    20.311
    Fio, se suncê precisá
    É só pensá na Vovó
    Que Ela vem te ajudá
    Pensa numa estrada longa, zifio
    Lá no seu jacutá
    E numa casinha branca, zifio
    Que a vovó tá lá
    Sentada num banquinho tosco, zifio
    Com sua rosário na mão
    Pensa na Vovó Maria Redonda
    Fazendo Oração

    ResponderExcluir
  26. Amei conhecer a história dela, esse dias fiquei sabendo que a carrego, e hoje, senti vontade de pesquisar sua história... E, eu sou diretor cultural da minha cidade Carmo-rj, e sempre tive um sonho de Tombar uma Fazenda aqui, sempre gostei e tenho muito carinho pela mesma, e hoje ao pesquisar a história, venho descobrir, que a Fazenda Santa Fé da História dela, e a mesma, estou ate agora sem acreditar e, muito mais que isso, alem de uma fazenda história "escravos" ainda tem essa linda história para acrescentar...

    ResponderExcluir
  27. Linda história da minha amada companheira ,minha guardiã .
    Adorei as Almas

    ResponderExcluir
  28. Bom Dia qual seria a falange de vovó Maria Redonda, oxum, Iemanjá ou oxalá?

    ResponderExcluir
  29. gostaria de ter uma foto de vovó Maria Redonda, alguém sabe aonde eu encontraria?

    ResponderExcluir